Ouvindo...

Com apoio da Codemge, Belo Horizonte ganhará novo Complexo Hospitalar no bairro Gameleira

Estrutura hospitalar contará com múltiplas linhas de atenção, incluindo oncologia, infectologia, maternidade e pediatria

Novo Complexo Hospitalar vai abrigar um espaço multiuso de inovação em saúde pública

O governo de Minas Gerais deu início aos estudos para a construção de um novo Complexo de Saúde em Belo Horizonte, a partir de uma parceria público-privada (PPP). A ação conjunta envolve a Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), Fundação Ezequiel Dias (Funed), Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), e Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra).

O Complexo Hospitalar será localizado no bairro Gameleira, região Oeste da capital e será dedicado a oferecer serviços de saúde de alto padrão, além de contar com múltiplas linhas de atenção, incluindo oncologia, infectologia, maternidade e pediatria. O novo Complexo Hospitalar será construído na área do hospital desativado Galba Velloso.

O presidente da Codemge, a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais, Thiago Toscano, destaca a importância da parceira público-privada para melhorar os serviços de saúde no Estado. Ouça a entrevista abaixo!

O governador Romeu Zema reforça que a iniciativa irá otimizar o atendimento médico especializado e oferecer maior suporte às demandas de saúde da região. “O governo vai poder focar totalmente na gestão da saúde, no cuidado com as pessoas, no atendimento médico, enquanto outros serviços, como segurança, limpeza e gestão predial, serão geridos por um parceiro privado. Isso vai gerar um melhor atendimento e a racionalização dos recursos públicos”, afirma.

O secretário de saúde, Fábio Baccheretti destaca que o novo complexo Hospitalar é um grande passo para a modernização da saúde na região. “Há mais de 50 anos a Fhemig não ganhava um hospital novo e nós estamos realizando isso agora. Nossa expectativa é ter mais de 400 leitos no Novo Complexo de Saúde, que será uma unidade referência no Estado, e vai permitir que haja redução da sobrecarga no sistema de saúde” diz.

Laboratório Central de Saúde Pública

Além de fornecer atendimento hospitalar de alta e média complexidade, o Novo Complexo Hospitalar abrigará um espaço dedicação a inovação da saúde e um novo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

O objetivo é proporcionar uma estrutura moderna para enfrentar pandemias, surtos, epidemias e outras emergências em saúde, tudo sob a gestão da Fundação Ezequiel Dias. As atividades não finalísticas, como a construção e a manutenção do complexo, serão de responsabilidade do parceiro privado, selecionado por meio de licitação.

“O Lacen-MG estará em outro patamar de trabalho na vigilância epidemiológica e sanitária, contribuindo ainda mais para a promoção da saúde da população, não somente de Minas Gerais, mas do país”, destaca o presidente da Funed, Felipe Attiê.

Prazos

Após a celebração do convênio, a modelagem da PPP será realizada ao decorrer de 2024. Antes da publicação do edital, haverá consulta pública com intuito de incorporar as demandas da sociedade civil e, a partir de então, tem início o processo licitatório. A expectativa é que o contrato seja assinado em 2025 e que a construção do futuro complexo, seja concluída até 2028.

Repórter de Política Nacional e Internacional na rádio Itatiaia. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e pós-graduanda em Comunicação Governamental na PUC Minas. Sólida experiência no Legislativo e Executivo mineiro. Premiada na 7ª Olimpíada Nacional de História do Brasil da Universidade de Campinas.