Demitida do Ministério do Turismo por orientação do União Brasil, que indicou para o cargo o atual titular, Celso Sabino (União Brasil-PA), a deputada federal Daniela Carneiro (União Brasil-RJ) alfinetou o partido nas redes sociais, nessa quinta-feira (14), pela falta de apoio aos vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), derrubados em sessão do Congresso Nacional.
“Quando ministra, eu era a desculpa para o União Brasil não votar com o governo. Agora, a culpa é de quem?”, publicou nas redes sociais após a sessão. À época de sua demissão, o partido teria pressionado a troca por indicar que era necessário ter um nome no cargo também ligado à sigla, mas que garantisse maior governabilidade para Lula na Câmara dos Deputados. Chegou-se, então, ao nome de Celso Sabino.
Quando ministra, eu era a desculpa para o União Brasil não votar com o governo. Agora, a culpa é de quem? 🤔
— Daniela do Waguinho (@DanielaCarneiro) December 15, 2023
Entretanto, na sessão dessa quinta-feira do Congresso, o União Brasil votou majoritariamente para derrubar os vetos de Lula. Em relação ao marco temporal, por exemplo, 47 parlamentares entre os 51 que compõem a bancada do partido rejeitaram o veto presidencial.
Enquanto ainda ocupava o cargo de ministra do Turismo, Daniela Carneiro — ou Daniela do Waguinho, em referência ao nome do marido, que é prefeito de Belford Roxo e principal articulador dela — já se preparava para deixar o União Brasil, dado um rompimento com a cúpula do partido. Ela deve permanecer na legenda até que haja uma janela partidária, que é o prazo para os políticos mudarem de partido sem perder o mandato eleitoral, o que só ocorrerá em 2026.