Ouvindo...

Brasileiros pesquisaram posse do Lula, Torres e Moraes no Google em 2023; saiba quais os temas mais buscados

Google revelou nesta segunda-feira (11) a lista dos dez assuntos mais buscados em política em 2023

O Google revelou, nesta segunda-feira (11), a lista dos dez assuntos mais buscados em política nos últimos 12 meses, entre eles aparecem a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em janeiro, o ex-ministro da Justiça e secretario de Segurança do Distrito Federal, Anderson Torres, e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Confira a seguir a lista dos mais pesquisados pelos brasileiros em 2023:

  1. Posse do Lula;
  2. Anderson Torres;
  3. Alexandre de Moraes;
  4. Janja;
  5. Reforma tributária;
  6. Intervenção federal;
  7. Deltan Dallagnol;
  8. Marcos do Val;
  9. Sigilo de 100 anos;
  10. Bolsonaro inelegível;

Os termos ‘posse do Lula’, ‘Anderson Torres’, ‘Janja’ e ‘intervenção federal’ despertaram o interesse dos brasileiros entre os meses de janeiro e fevereiro e se relacionam com a cerimônia na qual o petista assumiu seu terceiro mandato à frente da presidência da República, a prisão de Anderson Torres e a intervenção federal decretada após o 8 de Janeiro.

O nome do senador Marcos do Val (Podemos-ES) surge entre os assuntos mais procurados em razão da denúncia feita pelo parlamentar à revista Veja, na qual ele acusa Jair Bolsonaro (PL) de participar de uma reunião com teor golpista. ‘Sigilo de 100 anos’, por outro lado, diz respeito aos sigilos de 100 anos impostos por Jair Bolsonaro durante a gestão à frente da presidência, e que começaram a ser derrubados por Lula no início do governo.

As buscas pelo nome do ministro Alexandre de Moraes registraram dois picos neste ano: entre 8 e 14 de janeiro, quando ele protagonizou as ações de repressão aos crimes praticados durante manifestação em Brasília; e entre 16 e 22 de julho, quando o ministro e a família teriam sido agredidos por brasileiros no aeroporto de Roma, na Itália.

O termo ‘reforma tributária’ se destacou nas buscas em julho e no início de novembro. Nessas duas ocasiões, a reforma tributária foi aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal. A PEC retornou à Câmara com alterações em novembro e deve ser votada nos próximos dias. O que os brasileiros mais pesquisaram sobre a reforma tributária foi o que muda com a alteração no sistema tributário.

Em relação a Deltan Dallagnol, os brasileiros buscaram o nome do ex-procurador à época da cassação do mandato dele como deputado federal.

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Leia mais