O governo da Rússia confirmou nesta sexta-feira (8) o encontro entre o presidente venezuelano, Nicolás Maduro e o presidente da Rússia, Vladimir Putin. A viagem de Maduro ao país acontece em meio às ameaças da Venezuela de invasão ao território de Essequibo, que pertence a Guiana.
O encontro havia sido articulado em outubro e deve ocorrer oficialmente, entre o próximo domingo e segunda-feira. Segundo o vice-primeiro-ministro da Rússia, Alexander Novak, a visita de Maduro terá como pauta os investimentos e a cooperação entre os países no setor petrolífero venezuelano.
Contudo, também marca a posição da Rússia diante do impasse da Venezuela com a Guiana, que tem o apoio, por sua vez, dos Estados Unidos.
Siga o canal da Itatiaia no WhatsApp
Após a aprovação do referendo popular que autoriza a anexação de Essequibo, Maduro divulgou nesta semana o que seria o novo mapa da Venezuela, com a incorporação da região contestada pelos venezuelanos há mais de 100 anos. A área representa 70% da vizinha Guiana e é rica em minerais e petróleo.