O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, nesta sexta-feira (1), com Úrsula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia. No encontro, eles discutiram o acordo com o Mercosul e comentaram que houve avanços significativos nas reuniões entre as equipes técnicas dos dois lados, em particular, após a última ligação telefônica entre os dois. Os líderes se comprometeram em dar continuidade às negociações até a próxima Cúpula do Mercosul, que será realizada nos dias 6 e 7 de dezembro, no Rio de Janeiro. O objetivo do Brasil é fechar o acordo ainda neste ano. Eles também trocaram impressões sobre o conflito no Oriente Médio.
A primeira reunião foi com Isaac Herzog, presidente de Israel. Lula falou sobre a expectativa em relação à libertação de mais reféns, entre eles, o brasileiro que está sob poder do Hamas na Faixa de Gaza.
Lula se reuniu ainda com o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, quando discutiram o papel do Brasil na presidência do G20 e como a ONU pode ajudar neste processo. Eles discutiram também o papel das instituições de governança global e o presidente ressaltou a importância de reforma da ONU, em especial, do Conselho de Segurança.
A reunião com o presidente da Guiana, Irfaan Ali, para discutir a disputa de território de petróleo entre a Guiana e a Venezuela foi adiada para este sábado (2).