O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), foi às redes sociais, nesta sexta-feira (1/12), cobrar recursos e a edição de uma medida provisória em favor da Prefeitura de Maceió (AL) para o atendimento a atingidos pelo risco de colapso de mina de sal-gema na capital alagoana. A estrutura, que foi explorada pela Braskem, pode desabar a qualquer momento, segundo a Defesa Civil.
A prefeitura já declarou situação de emergência no município, após o agravamento da situação da mina. Para Lira, o caso “precisa de um amparo urgente do governo federal”.
Segundo informações do governo de Alagoas, cinco abalos sísmicos foram registrados apenas neste mês. O governo teme que um possível desabamento possa ocasionar a formação de crateras gigantes.
Na quinta (30), Lira se reuniu com o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, para tratar do assunto. Depois do encontro, o presidente da Câmara disse ter entrado em contato com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Goes, e pedido prontidão e alerta da Defesa Civil Nacional.