Ouvindo...

Lula espera libertação de brasileiro refém do Hamas “por esses dias”

Família perdeu contato com Michel Nisenbaum na manhã de 7 de outubro, quando guerra com Israel começou

Lula se reuniu com Emir do Catar nesta quinta-feira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acredita que Michel Nisenbaum deve ser liberado pelo Hamas “por esses dias”. Autoridades brasileiras que estão em Israel consideram Michel refém do grupo armado desde o início do conflito no Oriente Médio, em outubro.

A previsão de Lula foi feita após reunião com o Emir do Catar, Tamim bin Hamad al-Thani, nesta quinta-feira (30/11). O país tem sido um dos articuladores para liberação de reféns e prisioneiros em meio à Guerra Israel-Hamas.

“O Catar teve um papel importante para a liberação dos brasileiros na faixa de Gaza. Ainda tem mais brasileiros lá. E há a libertação de um refém que ainda pode ser liberado por esses dias. Vim agradecer a ele”, disse Lula a jornalistas.

Na manhã desta quinta-feira (30/11), o embaixador Frederico Meyer se reuniu com a irmã de Michel na embaixada brasileira em Tel-Aviv. “Ele foi sequestrado pelo Hamas na manhã do ataque de 7 de outubro a caminho de buscar sua neta, que dormira naquela noite com o pai. O contato com o brasileiro foi perdido às 7h da manhã. E, quando sua filha tentou entrar em contato com ele, às 7h20, a ligação foi atendida em árabe e ouviram-se gritos de ‘Hamas’”, diz a embaixada, em nota publicada em redes sociais.

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.
Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.