O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG), disse durante entrevista coletiva, nesta terça-feira (28), que o Brasil será protagonista na COP 28 - a Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas - que será realizada em Dubai, de 30 de novembro a 12 de dezembro. “Nós estamos indo para a COP para protagonizar a transmissão energética justa e inclusiva, e nós queremos defender que ela seja obrigatória, como disse o Papa Francisco, para que nós possamos proteger o planeta. No caso do Brasil, especialmente, gerar oportunidades de emprego e renda, combater desigualdade e fazer inclusão social, que é o grande objetivo do governo do presidente Lula”, afirmou.
Os árabes, que são importantes produtores de petróleo, tem interesse de investimento em energia limpa no Brasil. “Nós já estamos aqui há dois dias, coordenados pelo ministro Rui junto com o ministro Silvio, apresentando para eles que tem uma matriz que nós conhecemos, uma matriz muito dependente dos combustíveis fósseis, as grandes potencialidades do Brasil nas energias renováveis”, explicou.
Energia verde
O ministro também adiantou que será lançado na COP um projeto importante de energia verde. “Estamos trazendo um grande projeto, principalmente nos orgulhando muito de apresentar para o mundo a nossa matriz de energia elétrica, 88% limpa e renovável, as nossas potencialidades nos biocombustíveis para poder descarbonizar as matrizes de transporte e a matriz de mobilidade urbana. Também vamos mostrar grande potencialidade que tem o sol, que tanto castigou o povo do Norte de Minas Gerais, do Nordeste brasileiro, hoje como uma grande fonte de energia, a energia eólica para a gente produzir a hidrogênio verde para reindustrializar o Brasil, gerar oportunidades, mas também, em futuro próximo, sem dúvida nenhuma poder exportar a sustentabilidade fazendo a proteção e a salvaguarda do planeta” detalhou o ministro, que chega à Dubai na quinta-feira (30) com o presidente Lula.