Com foco na prevenção de atos de violência e proteção da família, o Serviço Social Autônomo vai mobilizar primeiras-damas, secretárias municipais e mulheres representantes dos municípios de todo o estado para aderirem ao programa de Embaixadoras do Servas.
O lançamento da iniciativa ocorreu na segunda-feira (27) em um evento no Palácio das Artes, no Centro de Belo Horizonte.
O plano prevê ampliar a integração com os 853 municípios mineiros para fortalecer a rede de apoio e parcerias com setores público e privado.
A presidente do Servas, Christiana Renault, esposa do vice-governador Mateus Simões, afirma que vai priorizar o programa durante a gestão que fará à frente da entidade.
“No ano passado, antes mesmo de assumir, me veio ao coração a ideia de trabalhar em prol da proteção da família mineira. E isso foi reforçado quando recebi dados de que programas relacionados ao uso de drogas e da violência relacionada ao uso de drogas eram nove vezes mais eficiente quando havia um programa de proteção à família acoplado ao programa de combate às drogas ou à violência. Vi que era urgente lidar com a questão da família”, afirmou a vice-primeira dama.
No evento, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, do Partido Novo, destacou a importância do Servas e das mulheres serem maioria na condução do programa. Zema afirmou que programas como Servas são fundamentais para resgatar pessoas em situação de vulnerabilidade social.
“Eu fico muito satisfeito pelo que estou observando aqui: 80% desse público é de mulheres. Que vão ter condição de entender muito mais essa necessidade, já que muitas vezes elas são preteridas. Parabéns a vocês que estão iniciando esse serviço, essa contribuição fundamental para resgatarmos essas pessoas que são abandonadas e esquecidas, com o agravante de não acreditarem mais nelas próprias”, disse Zema em discurso.
O vice-governador Mateus Simões ressaltou como os benefícios gerados por programas sociais e pela criação de novos empregos formais podem ajudar a resgatar a dignidade de uma família.
“Talvez a gente menospreze a diferença que faz um pai que tem condição de sustentar uma casa e junto com a mãe morar com seu filho, ou uma mãe que tem condições de resgatar a dignidade de comprar o que quer comer ou invés de comer o que outra pessoa colocou na cesta básica”, disse Simões.
A intenção do Servas é que o programa alcance todas as regiões do Estado.