Ouvindo...

Edital da BR-040 entre BH e Juiz de Fora é aprovado pela ANTT e será lançado nas próximas semanas

O projeto, que foi autorizado com ressalvas, passará por ajustes antes da publicação no Diário Oficial da União

ANTT aprova edital de licitação da BR 040

O edital de concessão da BR-040, entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, foi aprovado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) nesta quinta-feira (23). Como foram feitas ressalvas, o projeto terá de ser ajustado. Segundo apuração do repórter Marcelo da Fonseca, uma das alterações discutidas é antecipar algumas obras do quinto para o segundo ano de concessão.

A previsão é que o leilão seja realizado em fevereiro. Estão previstos mais de R$ 9 bilhões de investimentos ao longo dos 30 anos de concessão. O trecho de 232 quilômetros que será relicitado é uma das partes que estava sob administração da Via 040.

A proposta já recebeu aval do Tribunal de Contas da União. Inicialmente, a ideia era conceder a gestão da rodovia entre Belo Horizonte e o Rio de Janeiro, mas o Ministério dos Transportes optou - a pedido das bancadas federais dos dois estados - por dividir o trecho.

A licitação será lançada em meio a incertezas já que, depois do leilão deserto da BR 381, não há garantia de que haverá interessados.

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.
Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.