O edital de concessão da BR-040, entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, foi aprovado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) nesta quinta-feira (23). Como foram feitas ressalvas, o projeto terá de ser ajustado. Segundo apuração do repórter Marcelo da Fonseca, uma das alterações discutidas é antecipar algumas obras do quinto para o segundo ano de concessão.
A previsão é que o leilão seja realizado em fevereiro. Estão previstos mais de R$ 9 bilhões de investimentos ao longo dos 30 anos de concessão. O trecho de 232 quilômetros que será relicitado é uma das partes que estava sob administração da Via 040.
A proposta já recebeu aval do Tribunal de Contas da União. Inicialmente, a ideia era conceder a gestão da rodovia entre Belo Horizonte e o Rio de Janeiro, mas o Ministério dos Transportes optou - a pedido das bancadas federais dos dois estados - por dividir o trecho.
A licitação será lançada em meio a incertezas já que, depois do leilão deserto da BR 381, não há garantia de que haverá interessados.