Ouvindo...

Governo estuda planos para ampliar combate ao desmatamento em todos os biomas

Ideia do Ministério do Meio Ambiente é lançar, até julho de 2024, estratégias de combate ao desmatamento ilegal e a incêndios semelhantes ao que já está sendo praticado na Amazônia

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática estuda lançar, até o próximo ano, planos de prevenção e controle de desmatamento e de desenvolvimento sustentável para todos os biomas. A ideia é que a medida seja semelhante ao plano de combate ao desmatamento na Amazônia, lançado em junho, e que já apresenta resultados positivos, segundo o governo.

“O grande desafio é de como a gente faz para que a proteção da nossa biodiversidade, a proteção das nossas florestas, a proteção das populações tradicionais seja acompanhada de um novo modelo de desenvolvimento, onde o combate à desigualdade, o combate à pobreza, seja uma das ferramentas, inclusive, para a proteção do meio ambiente”, explicou a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, em coletiva de imprensa após o encontro com o presidente Lula, no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (22).

O plano mais adiantado para preservação do meio ambiente é do Cerrado, que segundo a ministra, já está pronto e deve ser lançado em breve. Os demais planos – Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica e Pampa – devem ficar prontos até junho de 2024.

Ainda segundo a ministra, por meio de planejamento e trabalho em conjunto com os estados e comunidades locais, será possível que os planos específicos de atuação para os biomas possam apresentar resultados positivos, como o que vem ocorrendo na Amazônia, onde a redução do desmatamento, de acordo com a ministra, chegou a 49,5% desde o início do ano.

Reunião antes da COP

Nesta quarta-feira (22), o presidente Lula se reuniu com a ministra Marina Silva e representantes dos seis biomas brasileiros para discutir medidas de preservação e desenvolvimento sustentável. O evento, que ocorreu no Palácio do Planalto, acontece há poucos dias do embarque da comitiva presidencial para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-28), que ocorre em Dubai, nos Emirados Árabes.

“O presidente Lula tinha nos pedido essa conversa antes da viagem para a COP para levar com ele o compromisso que já assumiu no primeiro dia de governo: planos de prevenção e controle do desmatamento em todos os biomas e planos de desenvolvimento sustentável”, explicou Marina Silva.

Repórter da Rádio Itatiaia em Brasília atuando na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas Gerais, já teve passagens como repórter e apresentador pela Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor do prêmio CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio.
Leia mais