Ouvindo...

GLO do Mar: Marinha faz quase 5 mil procedimentos em operação em portos

Operação tem como principal objetivo o combate ao tráfico de drogas e de armas

A Marinha realizou quase cinco mil procedimentos em portos do Rio de Janeiro e de São Paulo na primeira semana da Garantia da Lei e da Ordem. A “GLO do Mar” tem como principal objetivo o combate ao tráfico de drogas e de armas.

A maior parte dos números é relacionada a inspeções em veículos: 4.368. Além disso, foram feitas 505 abordagens a embarcações, sendo que seis foram apreendidas por irregularidades administrativas.

Ao todo, 1,9 mil militares atuam na Baía de Guanabara (RJ), Baía de Sepetiba (RJ), no Porto do Rio de Janeiro e no Porto de Santos (SP). A operação reforça o patrulhamento e a inspeção naval nas áreas marítimas, sem impacto no funcionamento regular das localidades. Na operação, tropas de fuzileiros navais da Marinha ocupam os principais portões de acesso aos portos.

Ações de GLO concedem aos militares das Forças Armadas, em caráter provisório, a possibilidade de atuar com poder de polícia. Isso ocorre até o restabelecimento da normalidade, de forma episódica, em área restrita e por tempo limitado, com objetivo de, em conjunto com órgãos de segurança pública, preservar a ordem pública e a integridade da população, além de garantir o funcionamento regular das instituições.

Além da Marinha, a Força Aérea Brasileira também está envolvida na operação de Garantia da Lei e da Ordem. Contudo, até o momento, a FAB não divulgou balanço das atividades.

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.
Leia mais