Ouvindo...

Eleições na Argentina: 62% dos eleitores já foram às urnas para escolher próximo presidente

Votação acontece neste domingo e mobiliza mais de 35 milhões de argentinos aptas a votar; o peronista Sergio Massa e o liberal Javier Milei disputam a presidência

Eleitores vão escolher próximo presidente à ocupar a Casa Rosada, sede do poder executivo na Argentina

Cerca de 62% do eleitorado argentino já compareceu às urnas neste domingo (19) para escolher o próximo presidente do país. Os dados são da Câmara Nacional Eleitoral, que divulga ao longo do dia balanços atualizados sobre o pleito. o peronista Sergio Massa e o liberal de direita Javier Milei disputam o cargo.

No primeiro turno das eleições, quando os argentinos também elegeram deputados e senadores, 77,6% do eleitorado apto a votar compareceu às urnas. Em todo o país, mais de 35 milhões de argentinos podem votar.

A votação começou às 8h e mesmo com a previsão de fechamento das seções eleitorais às 18h, quem já estiver na fila poderá votar. A expectativa é que o resultado parcial seja conhecido entre as 22h e as 22h30, mas os primeiros números só são divulgados após ‘um número representativo’ de votos apurados, o que está previsto para ocorrer por volta das 21h.

Votação no Brasil

Cerca de 23 mil cidadãos argentinos que vivem no Brasil estão aptos a votar no segundo turno das eleições presidenciais da Argentina, que acontece neste domingo (19). No pleito, a disputa é entre o atual Ministro da Economia, Sergio Massa, e o opositor de direita, o economista Javier Milei, que protagonizam uma das disputas mais acirradas e polarizadas da história recente do país.

A votação em território brasileiro acontece na embaixada da Argentina, situada em Brasília, e nos 10 consulados do país vizinho no Brasil. Para os argentinos residentes no exterior, o voto é facultativo.

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio