Ouvindo...

Times

PF investiga Bolsonaro por importunar baleia com passeio de jet ski, e ex-presidente discrimina ministro Flávio Dino

Alvo de investigação da Polícia Federal (PF) suspeito de importunar baleia, Jair Bolsonaro atacou ministro Flávio Dino com comentário gordofóbico em evento neste sábado (18)

Uma investigação da Polícia Federal (PF) averigua uma denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por importunar uma baleia-jubarte durante um passeio de jet ski em São Sebastião, no litoral de São Paulo. Nessa sexta-feira (17), o Ministério Público Federal (MPF) publicou em seu diário eletrônico que acompanhará o inquérito policial instaurado contra o político.

Segundo a notícia-crime protocolada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Jair Bolsonaro gravou um vídeo pilotando uma moto aquática e se aproximando da baleia, mantendo uma distância próxima de 15 metros do animal. O episódio aconteceu em junho deste ano. A legislação brasileira considera infração administrativa contra o meio ambiente o ‘molestamento intencional’ e a pesca de baleias no país. Aqueles que desrespeitam a lei podem cumprir até cinco anos de prisão, receber multa e até perder a embarcação.

Neste sábado (18), durante encontro do PL Mulher em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, Bolsonaro mencionou a investigação contra ele e teceu um comentário discriminatório e gordofóbico dirigido ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. “Todo dia tem uma maldade em cima de mim. A de ontem foi que eu estou perseguindo baleias”, disse.

“A única baleia que não gosta de mim na Esplanada [dos Ministérios] é aquela que está em um ministério, é aquela que diz que eu queria dar um golpe agora no dia 8 de janeiro, mas, aquela baleia some com os vídeos do seu ministério”, acrescentou. Os vídeos citados por Bolsonaro são das câmeras internas do Ministério da Justiça na ocasião dos ataques aos prédios dos Três Poderes e, segundo o ministro Dino, foram excluídas por uma questão contratual.

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Leia mais