O corregedor nacional de Justiça, Luis Felipe Salomão, vai se encontrar, nesta sexta-feira (17), com o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Tadeu Martins Leite (MDB). Também ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Salomão está em Belo Horizonte por causa de agendas cumpridas junto a integrantes do Judiciário mineiro.
Nesta semana, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), chefiado por Salomão, promove uma inspeção no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Procedimento de praxe, a vistoria é feita anualmente e serve para apontar, aos Judiciários estaduais, como aprimorar o apoio dado aos cidadãos.
Neste ano, 14 outros tribunais já receberam a inspeção do CNJ. No ano passado, duas cortes locais foram visitadas pela comitiva liderada por Salomão.
No início da semana, o desembargador José Arthur Filho, presidente do TJMG, falou sobre o diálogo entre o Judiciário mineiro e as instâncias nacionais.
“A atuação do CNJ tem-se configurado como um farol, guiando-nos para o caminho da excelência, propondo a eventual necessidade de correção de rumos, de aperfeiçoamento em nossas condutas, disseminando as melhores práticas identificadas nos diversos tribunais brasileiros e estabelecendo parâmetros de trabalho”, disse.