O pacote de intervenções que a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) quer fazer na Avenida Afonso Pena, no Centro, tem a criação de um corredor exclusivo para ônibus e o desenho do traçado de uma ciclovia. As intervenções na via,
A faixa exclusiva de ônibus, prevista para funcionar durante todo o dia, ficará entre a Rua dos Caetés e a Avenida Getúlio Vargas no sentido Centro-bairro. Na direção bairro-Centro, o corredor será posicionado entre as ruas Professor Moraes e Caetés.
No restante da Avenida Afonso Pena, até a Praça da Bandeira, a prefeitura pretende instalar um corredor preferencial para a circulação dos coletivos.
“Você vai ter um aumento de 47% na velocidade média dos ônibus no sentido bairro-Centro — e 11% no sentido Centro-bairro. Vai haver, também, um aumento de velocidade média dos ônibus em toda a área de abrangência (da revitalização). Vamos ter um aumento de 50% na velocidade média do tráfego geral, passando de 11,7 km/h para 17 km/h”, projetou o chefe da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Henrique Castilho.
Ciclovia
Já a ciclovia presente no projeto apresentado pela equipe do prefeito Fuad Noman (PSD) vai estar em todo o trajeto da Avenida Afonso Pena. O plano é acomodar os ciclistas no canteiro central da via. Para isso, será preciso alargar o canteiro.
Os ajustes na avenida devem ser concluídos no segundo semestre do ano que vem. Os trabalhos, que começam nesta terça-feira (14), com a montagem do canteiro de obras, foram orçados em R$ 24,8 milhões.
O recapeamento do asfalto, bem como mudanças no paisagismo da avenida e a implantação de um sistema de irrigação, também compõem o escopo do plano. A prefeitura quer, ainda, ampliar a acessibilidade das calçadas. A sinalização de trânsito também deve sofrer alterações.