Ouvindo...

Times

Lula equipara ataques de Israel a atos terroristas do Hamas e agradece Itamaraty por repatriação de brasileiros

Avião com brasileiros e familiares resgatados da Faixa de Gaza pousa na Base Aérea de Brasília nesta segunda-feira (13) à noite, e presidente receberá o grupo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) equiparou as ofensivas das tropas israelenses contra o território palestino aos atos terroristas praticados pelo Hamas contra Israel.

“Depois do ato de terrorismo do Hamas, as consequências, a solução do Estado de Israel é tão grave quanto a [ação] do Hamas, porque eles estão matando inocentes sem nenhum critério. Sem nenhum critério, sabe? Jogam bombas onde tem crianças, onde tem hospitais sob o pretexto de que terroristas estão lá. Não tem explicação”, declarou o petista durante a sanção da nova lei de cotas em evento no Palácio do Planalto, nesta segunda-feira (13).

Na ocasião, o presidente elogiava a atuação do Ministério das Relações Exteriores e da Força Aérea Brasileira (FAB) pela operação de repatriação dos brasileiros na Faixa de Gaza. À noite, o avião que traz o grupo com 32 brasileiros e seus familiares pousará na Base Aérea de Brasília.

“Nós estamos trazendo [para o Brasil] as pessoas que conseguimos liberar, com muito sacrifício porque dependia da boa vontade de Israel, dependia de uma quantidade de pessoas que a gente não sabia”, afirmou.

“Todo dia ligava de manhã, de tarde, ligávamos para o ministro de Israel, para o ministro do Egito…", acrescentou. Lula reforçou que o governo ainda trabalhará para descobrir se há brasileiros na Cisjordânia que desejam deixar a região. “Nós não vamos deixar nenhum brasileiro lá se ele quiser voltar. Vamos encontrar soluções”, garantiu.

Antes da ida à Base Aérea à noite, o presidente se reúne nesta segunda-feira à tarde com o ministro Mauro Vieira, a quem Lula estendeu elogios durante a cerimônia.

“Quero agradecer o trabalho do Itamaraty, esse papel exuberante do ministro Mauro Vieira nos 30 dias que presidiu o Conselho de Segurança da ONU, e também à nossa Aeronáutica pelo trabalho excepcional”, declarou.

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Leia mais