O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, se encontrará na próxima quinta-feira (9) com seus pares da América do Sul e dirigentes das corporações policiais dos países vizinhos, em Brasília, para a criação da Ameripol.
Segundo adiantou Dino neste domingo (5), o presidente da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), general Al Raisi, participará do encontro. A nova entidade se dedicará à troca de informações policiais e à realização de operações conjuntas entre os países do continente. O ministro brasileiro pontuou ainda que o órgão também fará a capacitação dos membros.
O lançamento de uma ação coletiva entre os países da América do Sul havia sido antecipado pelo ministro Flávio Dino no último 27 de outubro após a assinatura de um acordo bilateral de cooperação entre Brasil e Paraguai. Na ocasião, ele esteve reunido com o presidente paraguaio Santiago Peña e os dois países se comprometeram a realizar ações policiais conjuntas para combater o narcotráfico, o contrabando de armas, a lavagem de dinheiro e a corrupção.
Além da criação da Ameripol, o encontro na quinta-feira também marcará as assinaturas de uma série de acordos entre os ministros dos países que compõem o Mercosul — Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, além da Venezuela, suspensa desde 2017 por infrações à ordem democrática.