Na véspera de terminar a presidência rotativa do Brasil no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas, o ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, está em Nova Iorque, para participar da reunião de emergência do colegiado convocada pelo Brasil para a tarde desta segunda-feira(30). O objetivo é buscar, mais uma vez definir medidas para proteção de civis e que possam garantir o acesso da população de Gaza à assistência humanitária. O Brasil segue também costurando uma nova resolução para ser apresentada aos membros do Conselho em meio a escalada de tensão no conflito descrito pelo secretário-geral da ONU como “desesperador”.
Ao menos quatro propostas de resoluções foram vetadas pelos países que fazem parte do Conselho. Além da proposta do Brasil, Rússia e Estados Unidos também trouxeram textos que foram vetados. Na sexta-feira uma resolução foi aprovada pela Assembleia Geral com ampla maioria de votos. O texto sugeria uma trégua humanitária que foi criticada por Israel que se referiu a resolução como ‘ridícula’.
O desafio do governo brasileiro que preside o colegiado até amanhã é encontrar apoio para uma resolução que não seja objeto de veto de Rússia e EUA.
A partir de quarta-feira (1), a China passa a presidir o Conselho de Segurança da ONU.