O porta- voz das Forças de Defesa de Israel, Daniel Hagari, divulgou um comunicado, na manhã deste sábado (28) pedindo a todos os residentes do norte de Gaza e da Cidade de Gaza que migrem, imediatamente, para o sul. Segundo o alerta, os moradores poderão voltar para o norte quando o risco passar. O porta-voz afirma, no vídeo, que o massacre do dia 7 de outubro, que matou civis inocentes entre crianças, mulheres e bebês não será esquecido.
De acordo com o militar, é preciso neutralizar o Hamas com precisão e intensidade e o pedido de deslocamento não é uma medida preventiva e sim um apelo urgente. “Residentes do Norte de Gaza e da Cidade de Gaza, as suas janelas para agir estão se fechando. Vá para o sul para sua própria segurança. Mova-se para o sul. Isto não é uma mera precaução. É um apelo urgente”, afirma,
Palestinos e estrangeiros, incluindo um grupo do Brasil, que buscam a saída por Rafha estão na região sul aguardando a abertura da fronteira pelo Egito. Na quinta-feira, o exercito israelense invadiu, por terra, a Faixa de Gaza. Desde então, com o avanço da ofensiva, o Itamaraty perdeu a comunicação com os 30 brasileiros que estão no local.
Leia o comunicado na íntegra:
“Atenção, cidadãos de Gaza, ouçam com cuidado. Esta é um apelo militar urgente das Forças de Defesa Israel. Para sua imediata segurança, nós pedimos a todos os residentes do Norte de Gaza e da Cidade de Gaza para que temporariamente se realoquem ao Sul. Deixe-me repetir. Nós pedimos a todos os residentes do Norte de Gaza e da Cidade de Gaza para se realoquem, imediatamente, ao Sul. Esta é uma medida temporária. Voltar ao Norte de Gaza será possível depois que as hostilidades intensas acabarem.
Hamas põe sua vida em perigo por colocar armas e forças dentro da área de civis na Norte de Gaza, incluindo escolas, mesquitas e hospitais. A operação das Forças de Defesa de Israel tem como objetivo neutralizar essas atividades de Hamas com precisão e intensidade. A humanidade permanece assombrada pelo massacre desencadeado pelo Hamas em 7 de outubro. Um massacre de israelenses inocentes, homens, mulheres, crianças e bebês foram decapitados, executados, sequestrados e mortos.
Nós não vamos esquecer isso. O sequestro de mais de 200 homens. Nós, os israelenses, não vamos esquecer. Para os residentes do Norte de Gaza e da Cidade de Gaza, a sua janela de ação está se fechando. Vá para o sul. Para sua própria segurança. Vá para o sul. Isso não é apenas uma precaução. É um apelo urgente. Para a segurança dos cidadãos de Gaza”.