Ouvindo...

Castro pede o endurecimento de penas para integrantes do tráfico e da milícia

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), se reuniu na tarde desta quarta-feira (25) com o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG)

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), concedeu entrevista coletiva nesta quarta-feira (25) após reunião com o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), apresentou nesta quarta-feira (25) cinco propostas ao presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), incluindo o endurecimento das penas para quem portar arma de guerra e integrar o tráfico de drogas e as milícias. No documento, Castro pede a criação de uma comissão mista no Congresso para discutir propostas que aumentem penas contra integrantes do tráfico e da milícia, além do fim da progressão de regime para quem portar armas de guerra, estiver envolvido com a lavagem de dinheiro das organizações criminosas e, também, para quem estiver atuando na venda de serviços clandestinos nas comunidades, tais como a venda de gás e o fornecimento de internet e TV à cabo ilegais.

Castro pediu o apoio do governo federal, com o deslocamento de militares das Forças Armadas e agentes da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na segurança dos portos, aeroportos, rodovias federais e da Baía de Guanabara. “Com isso, não precisa de GLO (Garantia da Lei e da Ordem), não precisa de legislação específica alguma. Já são áreas federais e, por isso, o governo federal tem toda a legitimidade de reforçar o combate à criminalidade nessas regiões”, defendeu Castro.

O governador Cláudio Castro participa de reunião com o ministro-chefe da secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, no Palácio do Planalto. Depois, Castro irá se reunir com o ministro da Defesa, José Múcio. Após as agendas, o governador do Rio irá conceder entrevista coletiva para fazer um balanço deste dia de compromissos na capital federal.

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.