O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acompanhou a entrega de 1.651 moradias do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), do Palácio da Alvorada, em Brasília, acompanhado pelo ministro das Cidades, Jader Filho. A entrega das habitações foi realizada de maneira simultânea em quatro estados: Alagoas, Bahia, Espírito Santo e São Paulo. Durante a declaração, por vídeo, o presidente afirmou que estava de volta, depois de 21 dias, para fazer o que havia prometido se referindo ao retorno dele ao Palácio do Planalto.
No discurso, Lula lembrou as crianças mortas pela violência da Guerra em Israel. “Esse país merece viver sem ódio. Eu tô vendo a quantidade de crianças mortas em Gaza e em Israel. Nós estamos matando o futuro da humanidade”, disse.
Minha Casa Minha Vida
Foram entregues nesta segunda-feira (23) 1.651 unidades do programa habitacional do Governo Federal. O MCMV é gerido pelo Ministério das Cidades desde quando foi retomado em 14 de fevereiro. Cerca de 12 mil moradias já foram entregues, segundo o governo, e a pasta já autorizou a retomada das obras de outras 19 mil unidades. A previsão é de que, até dezembro, 21 mil unidades sejam entregues e mais 35 mil tenham as obras retomadas.
Durante a transmissão, o ministro das Cidades afirmou que o déficit habitacional era de 6 milhões de unidades no início do ano para a faixa 1 do programa, que corresponde ao público que recebe até R$ 2.640 reais. De acordo com Jader Filho, 2 milhões de habitações vão ser entregues até 2026.
O ministro explicou que as taxas de juros do programa foram reduzidas no Norte e no Nordeste, de 4,25% para 4%, e nas regiões Sul e Sudeste, de 4,5% para 4,25%, segundo Jader Filho.
Em Aracruz, no Espírito Santo, a ministra do Orçamento, Simone Tebet, fez a entrega simbólica das chaves de uma das casas do programa. Na cidade foram entregues 537 habitações. Tebet, que foi bastante aplaudida ao ter o nome anunciado, fez uma crítica ao citar o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. A ministra afirmou com indignação que “o governo passado não entregou nenhuma casa do programa MCMV faixa 1"( que contempla quem ganha até dois salários mínimos).
Lula mencionou ainda o público que também pode participar do programa, mas que ganha acima de dois salários mínimos. “Nós precisamos atender essa gente (se referindo à classe média) para construir casas não só para os pobres”.