Trezentos agentes da Força Nacional de Segurança Pública vão auxiliar as polícias do Rio de Janeiro no combate ao crime organizado. O “ponto inicial” da ação conjunta entre o governo federal e o estadual será no Complexo da Maré. A operação foi anunciada após reportagem do programa Fantástico, da TV Globo, revelar o treinamento de guerra realizado para traficantes em um espaço de lazer da comunidade. As imagens aéreas foram feitas pela Polícia Civil.
O governador do Rio, Claudio Castro (PL), anunciou a medida após se reunir com secretário-executivo do ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, e pedir ajuda ao governo federal. “Ressalto que não haverá ocupação no Complexo da Maré, mas sim operações estratégicas e pontuais, começando por essa região, e depois expandindo para outras localidades”, informou o governador Cláudio Castro.
Além dos agentes e de 80 viaturas, o Ministério da Justiça autorizou o deslocamento de 270 policiais rodoviários federais com 22 carros blindados; um helicóptero e um veículo de resgate. Várias viaturas da Força Nacional seguem neste domingo para a capital federal. O Rio também deve receber R$247 milhões do governo federal para ações diversas de combate ao crime organizado, incluindo R$95 milhões serão destinados para a construção de um presídio de segurança máxima no estado. O Ministro da Justiça,
O Ministério da Justiça informou à Itatiaia que operação em apoio ao Governo do Rio de Janeiro começará a atuar com um contingente de 150 agentes da Força Nacional, de um total de 300 e 40 viaturas, de um total de 80.