Apoio da Força Nacional no combate ao crime organizado no Rio começa na segunda-feira (16)

Comboios seguem para a capital fluminense neste domingo (15)

Força Nacional Reforça Segurança no Rio de Janeiro

Trezentos agentes da Força Nacional de Segurança Pública vão auxiliar as polícias do Rio de Janeiro no combate ao crime organizado. O “ponto inicial” da ação conjunta entre o governo federal e o estadual será no Complexo da Maré. A operação foi anunciada após reportagem do programa Fantástico, da TV Globo, revelar o treinamento de guerra realizado para traficantes em um espaço de lazer da comunidade. As imagens aéreas foram feitas pela Polícia Civil.

O governador do Rio, Claudio Castro (PL), anunciou a medida após se reunir com secretário-executivo do ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, e pedir ajuda ao governo federal. “Ressalto que não haverá ocupação no Complexo da Maré, mas sim operações estratégicas e pontuais, começando por essa região, e depois expandindo para outras localidades”, informou o governador Cláudio Castro.

Além dos agentes e de 80 viaturas, o Ministério da Justiça autorizou o deslocamento de 270 policiais rodoviários federais com 22 carros blindados; um helicóptero e um veículo de resgate. Várias viaturas da Força Nacional seguem neste domingo para a capital federal. O Rio também deve receber R$247 milhões do governo federal para ações diversas de combate ao crime organizado, incluindo R$95 milhões serão destinados para a construção de um presídio de segurança máxima no estado. O Ministro da Justiça, Flávio Dino, descartou a possibilidade de intervenção federal.

O Ministério da Justiça informou à Itatiaia que operação em apoio ao Governo do Rio de Janeiro começará a atuar com um contingente de 150 agentes da Força Nacional, de um total de 300 e 40 viaturas, de um total de 80.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.

Ouvindo...