Por causa dos incêndios, agravados pela seca histórica que atinge a região Norte do Brasil, a qualidade do ar em Manaus é a pior do mundo. “Os estudos estão mostrando isso”, disse Marcio Garcia, diretor do Departamento de Emergência da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente. A declaração foi dada durante entrevista coletiva na sede do Ibama, na manhã desta sexta-feira (13).
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o ministro da Integração Regional, Waldez Góes, anunciaram reforço de brigadistas para a região. Na semana que vem, uma Medida Provisória deve ser editada para garantir recursos extras para o estado do Amazonas. Só neste mês foram registrados 2.770 focos de incêndio.
A recomendação do Ministério da Saúde é para que a pessoas evitem sair de casa. “A contaminação do ar, hoje, é muito importante. É um risco pra saúde (...) Quem puder evitar essa exposição ao ar livre, fazer atividades físicas, que fique em casa, fechando portas e janelas, mantendo a ventilação dentro de casa, a ingestão de líquido, que é importante para evitar doenças respiratórias”, orientou. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, vai à Manaus na segunda-feira (16) para orientar a população. A quantidade de partículas no ar é dez vezes superior ao nível considerado normal.