O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta quinta-feira (12) com quatro ministros, incluindo o da Defesa, José Múcio, para tratar de diversas pautas, como as fortes chuvas que atingem Santa Catarina, além da seca e do aumento das queimadas no Amazonas. Em uma publicação nas redes sociais, Lula anunciou que determinou aos ministros que todas as equipes estejam mobilizadas e à disposição dos governos estaduais e das prefeituras. “O Governo Federal está atento, presente e atuando para atender a população e remediar os danos causados pelos extremos climáticos”, garantiu o presidente.
A reunião também contou com as presenças dos ministros da Secretaria-Geral da presidência, Márcio Macêdo; do chefe da secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha; além do ministro chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Paulo Pimenta. O encontro também contou com o assessor-chefe da Assessoria Especial do presidente, Celso Amorim, e do chefe do gabinete pessoal do presidente, Marco Aurélio Marcola.
Essa foi a quarta reunião com ministros em que Lula participou do Palácio da Alvorada, por meio de videoconferência, por causa da recuperação da cirurgia no quadril e para a retirada de excesso de pele das pálpebras. Os procedimentos foram realizados no dia 29 de setembro, em um hospital particular, em Brasília. A previsão é a de que o presidente Lula volte a despachar do Palácio do Planalto na semana que vem.