O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, determinou nesta quinta-feira (12) o envio de agentes da Força Nacional para reforçar as equipes que atuam no combate aos incêndios florestais no Amazonas. Em uma publicação nas redes sociais, Dino revelou que tomou a decisão após conversar por telefone com o governador do Amazonas, Wilson Lima. “Atendendo à orientação do presidente Lula, e à vista da solicitação do governador e da bancada federal amazonense, vamos mobilizar mais efetivo da Força Nacional para reforçar as nossas equipes que já estão lá combatendo incêndios florestais”, detalhou o ministro.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta quinta-feira (12), por meio de videoconferência, com quatro ministros, incluindo o da Defesa, José Múcio, para tratar de diversas pautas, incluindo a seca e o aumento das queimadas no Amazonas. Lula afirmou, pelas redes sociais, que determinou aos ministros que todas as equipes estejam mobilizadas e à disposição dos governos estaduais e das prefeituras, e garantiu que o governo tem dedicado atenção especial ao problema, com a presença de técnicos, secretários, além de repasse de recursos. A reunião também tratou das fortes chuvas que atingem Santa Catarina.
Segundo dados da Defesa Civil do Amazonas, entre 12 de julho e 9 de outubro, pelo menos 2.000 focos de incêndio foram combatidos no estado. A fumaça dos incêndios encobriu Manaus pelo segundo dia consecutivo.