Ministério da Saúde cria curadoria para eventos após apresentação de dança polêmica

Após a polêmica, o Ministério de Saúde emitiu uma nota lamentando o ocorrido e classificando a coreografia como ‘inapropriada’

Apresentação de dança suscitou críticas de parlamentares de oposição nas redes sociais nesta sexta-feira

O Ministério da Saúde segue reagindo à polêmica apresentação de dança erótica ocorrida em um encontro organizado pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde, em Brasília, nessa quinta-feira (5). Após lamentar o episódio e classificar a exibição como ‘inapropriada', a pasta chefiada pela ministra Nísia Trindade decidiu criar um núcleo para auxiliar as secretarias na organização de eventos oficiais. “A curadoria, vinculada ao gabinete da ministra, avaliará os eventos propostos por todas as áreas da pasta”, esclareceu o governo em nota publicada nesta sexta-feira (6) à noite.

A coreografia apresentada no seminário suscitou críticas de parlamentares alinhados à oposição do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que criticam nas redes sociais o número de dança sensual. A apresentação ocorreu no Encontro de Mobilização da Promoção da Saúde no Brasil, apelidado Em Prosa Brasil, se dedicava à discussão sobre a gestão pública no setor.

O registro da apresentação começou a circular nesta manhã após uma publicação feita pelo senador Ciro Nogueira (PP-PI). Nas redes sociais, o parlamentar criticou o governo petista no país e a gestão do Sistema Único de Saúde. “Atenção primária é isso aí? É isso que salva vidas em um sistema que a OMS [Organização Mundial da Saúde] colocou em 125º lugar? O cupim identitário está corroendo o governo por dentro”, escreveu.

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Ouvindo...