Ouvindo...

Bolsonaro inaugura museu com nome de ex-ministro Alysson Paolinelli em BH

Ex-presidente vai participar de cerimônia com lideranças do setor do agronegócio em Minas Gerais

Ex-ministro da Agricultura foi homenageado por lideranças do agro e pelo ex-presidente Jair Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vai participar, nesta sexta-feira (6), da inauguração de um espaço de memória e cultura em Belo Horizonte. Ele estará na abertura do Museu Mineiro da Extensão Rural Alysson Paolinelli, na Região Centro-Sul da cidade.

O museu fica na sede da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG). Bolsonaro está em BH para participar de agendas organizadas por correligionários do PL. Admirador do trabalho de Paolinelli, que foi ministro da Agricultura, ele resolveu comparecer à inauguração do espaço.

Alysson Paolinelli, que chegou a ser indicado ao Prêmio Nobel da Paz, morreu em junho deste ano. Bolsonaro, inclusive, veio a BH para acompanhar o velório do ex-ministro.

Ele foi ministro da Agricultura entre 1974 e 1979, sendo apontado como um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da agricultura na região do Cerrado. Antes considerado uma terra infértil, Paolinelli atuou para o desenvolvimento de sistemas de irrigação modernos.

Secretário de Agricultura, Thales Fernandes, agradeceu a presença do ex-presidente Bolsonaro e citou a boa relação do governo passado com o setor do agronegócio. “O presidente Bolsonaro é sempre muito bem vindo em Minas Gerais, um grande parceiro nosso, apoiador do agro brasileiro e do agro mineiro. Tivemos em sua gestão um ministro da Agricultura mineiro, então é um prazer recebê-lo aqui na Emater”, afirmou.

O presidente da Emater, Otávio Maia, ressaltou a importância de Paolinelli para o agro brasileiro e agradeceu a presença do ex-presidente Bolsonaro.

“Um ex-presidente da República prestigiando nosso evento, a inauguração do nosso museu, que retrata a extensão rural do nosso país, que caminhou ao lado do desenvolvimento do agro no país. Setor que na década de 1970 não tinha produção para o nosso consumo interno, éramos importadores de alimentos, e hoje temos um dos maiores setores agropecuários do mundo, ajudando a combater a insegurança alimentar no mundo e exportando para todo o mundo”, afirmou Otávio.

Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.