Ouvindo...

Bolsonaro: disputas municipais de 2024 serão ‘grande sinalizador’ para a eleição de 2026

Em BH, ex-presidente evitou comentar possível apoio a Zema na próxima eleição presidencial

O ex-presidente Jair Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro disse, nesta sexta-feira (6), que as eleições municipais de 2024 serão um “grande sinalizador” para o PL, partido que o abriga, rumo ao pleito de 2026. As declarações foram dadas no Aeroporto de Confins, minutos após ele desembarcar para cumprir agendas em Belo Horizonte.

“Pretendemos lançar candidaturas em pelo menos metade dos municípios. Não é fácil, são quase 5,7 mil municípios. Vamos colaborar. O que fizermos no ano que vem, será um grande sinalizador para 2026", afirmou.

Bolsonaro comentou a eleição municipal ao lado do deputado estadual Bruno Engler (PL), um de seus aliados em Minas. Ele, aliás, chamou Engler de “candidato a prefeito” de Belo Horizonte. Em setembro, o ex-presidente já havia se referido ao parlamentar como “futuro prefeito” da capital.

Além de Engler, Bolsonaro estava ladeado pelo deputado federal Domingos Sávio, presidente do PL mineiro, e pelo deputado federal Nikolas Ferreira, que também é filiado à sigla.

O capitão reformado confirmou a intenção de se encontrar com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), neste sábado (7). Apesar disso, se esquivou sobre a possibilidade de apoiá-lo na disputa presidencial de 2026.

“Só vamos discutir 2026 depois de 2024", falou.

Bolsonaro, vale lembrar, foi declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O governador mineiro, por sua vez, tem dito que prefere apoiar um nome de consenso à direita em vez de encabeçar uma chapa.

Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.