O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai julgar mais três ações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e o general Walter Braga Netto que foi candidato a vice-presidência nas eleições de 2022. Bolsonaro é acusado de ter feito uso de sedes do governo para campanha eleitoral. o julgamento será na próxima terça-feira (10).
A autoria das ações é da coligação que apoiou a chapa do Presidente Lula e do PDT. Foram questionadas a utilização dos Palácios da Alvorada e do Planalto para transmissões ao vivo nas redes sociais com conteúdo eleitoral e o uso do Alvorada na ocasião em que governadores declararam apoio eleitoral ao então presidente da República.
O vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gustavo Gonet Branco defendeu a rejeição dos pedidos. Segundo Gonet, não há elementos que permitam concluir que os eventos citados tenham tido impacto relevante sobre a legitimidade das eleições.
A defesa de Bolsonaro pediu a rejeição dos processos por considerar que não houve irregularidade.
A inclusão do julgamentos em pauta foi pedida pelo ministro Benedito Gonçalves, responsável pela relatoria.
Bolsonaro foi condenado pelo TSE à inelegibilidade por oito anos em junho deste ano por abuso de poder político quando recebeu para uma reunião no Alvorada Embaixadores e fez declarações contra o sistema eleitoral sem apresentar provas.