O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, irá anunciar nesta segunda-feira (2), em coletiva de imprensa marcada para às 9h30, o Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas, que deve ser uma resposta à onda de violência na Bahia. O estado contabilizou quase 70 mortes, em setembro, durante operações policiais em combate ao crime organizado.
Dino, que vem sendo cobrado, inclusive por membros do governo, usou as redes sociais nesta segunda-feira (2) para rebater as críticas. “Existe sim uma Política Nacional de Segurança Pública aprovada por Lei, que está sendo executada com planos, programas e ações articuladas, sem descuidar das imprescindíveis ações emergenciais. Chamar esse esforço de “sopa de letrinhas”, além de ser panfletário, desrespeita dezenas de profissionais que estão se dedicando ao tema com seriedade e responsabilidade”, afirmou Dino.
Segundo o governo federal, o Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas tem o objetivo de gerar integração institucional e informacional entre as redes de enfrentamento, valorizar recursos humanos das instituições de segurança pública, fortalecer a investigação criminal e a atividade de inteligência e gerar expertise para a adoção de visão sistêmica das organizações criminosas.
O lançamento contará com a presença do ministro Flávio Dino e do secretário nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, que concederão coletiva de imprensa após o evento.
Dino vem sendo cotado, nos bastidores, para a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF) com a aposentadoria da ministra Rosa Weber. A expectativa é a de que o presidente Lula anuncie esta semana os nomes que serão indicados ao STF e para comandar a Procuradoria-geral da República, com o fim do mandato de Augusto Aras.