O presidente da OAB Minas Gerais, Sérgio Leonardo, detalhou à Itatiaia a atuação da Ordem durante as eleições dos Conselhos Tutelares em Belo Horizonte. Ele explica que a OAB monitora o andamento das eleições e que, até agora, não houve denúncias ou relatos de mau funcionamento do sistema ou de problemas nos locais de votação.
“Fiquei sabendo pela imprensa”, disse. “Caso haja denúncias formais nesse sentido, vamos analisar com calma nos próximos dias”, completou.
Sérgio Leonardo reforçou que a instituição não está articulando, no momento, qualquer tipo de providência com o intuito de anular as eleições dos Conselhos Tutelares em Belo Horizonte. “Seria muito prematuro”, disse.
Controvérsia
A informação de que a OAB-MG estaria reunindo provas e argumentos para pedir a anulação das eleições foi passada à Itatiaia pela vice-presidente da Comissão de Defesa da Criança e da Adolescente da Ordem, Bárbara Mascarenhas.
Posteriormente à declaração, a advogada se retratou e disse que se manifestou “como advogada e cidadã” e não como vice-presidente da Comissão. E que, de fato, não tem representatividade para falar em nome da OAB. “Fiquei tão indignada com as situações de desorganização que presenciei nos locais de votação que posso não ter me expressado com as devidas ressalvas. Falei como pessoa e como advogada de clientes que estão participando do processo eleitoral”, justificou.