O prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), vai dar o nome de “8 de janeiro (Dia da Vitória da Democracia)” para uma avenida da cidade do interior de São Paulo, em referência à depredação das sedes dos Três Poderes cometida por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O projeto, apresentado por ele, tramitou em regime de urgência na Câmara e foi aprovado em uma semana.
A avenida, até então, era conhecida como Estrada Municipal ARA-250, no bairro Parque das Árvores. Uma cerimônia de “inauguração” do nome da avenida será realizada na quinta-feira (28).
Silva coordenou a campanha eleitoral do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no ano passado. Ele também foi ministro durante o governo de Dilma Rousseff.
"É cada vez mais crucial lembrar da importância da democracia e das instituições públicas estabelecidas, considerando como os indivíduos participam e expressam seus interesses na esfera pública e na vida política. Devemos ter em mente que a resistência não é algo externo à democracia, mas sim parte de sua própria base”, diz trecho da justificativa do projeto, assinada pelo prefeito.
Segundo o texto, enquanto os ataques estavam em andamento em Brasília, “o presidente Lula estava em Araraquara, inspecionando os danos causados pela pior catástrofe natural já enfrentada pela cidade”.
“Em decisão própria de um estadista, o Presidente da República instituiu, no Paço Municipal, o Gabinete de Crise, ocasião da qual resultou a edição do Decreto Federal nº 11.377, de 8 de janeiro de 2023, que instrumentalizou a ágil e oportuna intervenção federal no Distrito Federal, com o objetivo de pôr termo ao grave comprometimento da ordem pública – e, assim, assegurar os pilares da democracia em nossa nação”, afirma.