Ouvindo...

Antes de Assembleia da ONU, Lula participa de jantar com empresários em NY

O presidente brasileiro desembarcou nos Estados Unidos no sábado (16)

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem encontro com empresários neste domingo (17), às 18h, em Nova York (19h no horário de Brasília). Na sequência, às 19h30 Lula participa de jantar oferecido pelo presidente da Federação das Indústrias de São Paulo, Josué Gomes, filho do ex vice-presidente José Alencar. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP) e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD) também estarão no evento.

O petista desembarcou em Nova York na noite de sábado (16), após participar da Cúpula do G77 em Cuba. Na próxima terça-feira (19), Lula fará a abertura da Assembleia Geral da ONU. Tradicionalmente, o presidente brasileiro é responsável pelo primeiro discurso. Segundo fontes do Itamaraty, o chefe do executivo falará sobre mudanças climáticas e transição energética; combate à fome e à pobreza; defesa da democracia e da paz no mundo (citando a guerra na Ucrânia); e sobre o novo modelo de governança global (com maior participação de países em desenvolvimento).

Confira a agenda:

Domingo (17): reunião com empresários e jantar oferecido pela FIESP

Segunda (18): reuniões bilaterais

Terça (19): Assembleia Geral da ONU

Quarta (20): lançamento de Frente em defesa do trabalho decente com o presidente americano, Joe Biden

Quinta (21): entrevista coletiva à imprensa e retorno ao Brasil

78 ª Assembleia Geral ONU

O tema da assembleia deste ano será os esforços para avançar na chamada Agenda 2030, que define 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a serem alcançados pelos 193 países membros da ONU até 2030.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.