Os deputados estaduais de Minas Gerais aprovaram, nesta quarta-feira (13), em segundo turno, a criação de um programa para prevenir casos de abandono e evasão escolar. O texto segue, agora, para sanção do governador Romeu Zema (Novo).
O projeto de lei (PL) sobre o tema foi apresentado pela parlamentar Lud Falcão, do Podemos. No texto, ela cita a ampliação do número de escolas em tempo integral como opção para diminuir a evasão. Outra ideia defendida pela deputada é impulsionar atividades ligadas a tópicos como emprego e cidadania.
A proposta sugere que alunos entre 4 e 17 anos de idade formem o público prioritário do programa de combate à evasão escolar. A sugestão de Lud Falcão foi
(“É) um conjunto de problemas cujo enfrentamento não pode demorar, e para o qual a solução depende da parceria entre Executivo, Legislativo e sociedade. Hoje demos o primeiro passo para que Minas avance na redução dos danos dessa realidade tão triste e preocupante”, disse a deputada.
Um estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), apontou que somente seis em cada 10 alunos de até 24 anos terminam o Ensino Médio.