Ouvindo...

8 de janeiro: Cabo da PMDF relata à CPMI que foi agredida com socos, chutes e golpe de barra de ferro na cabeça

Cabo Marcela da Silva Morais Pinno chegou a ser derrubada de uma altura de três metros, ao ser empurrada por vândalos da cúpula do Congresso Nacional

Cabo da PMDF Marcela da Silva Morais Pinno narrou as agressões sofridas no dia 8 de janeiro

A cabo da Polícia Militar do Distrito Federal Marcela da Silva Morais Pinno afirmou, em depoimento nesta terça-feira (12) à CPMI dos Atos Antidemocráticos, que foi agredida com uma barra de ferro na cabeça, além de socos e chutes, após ser derrubada no chão pelos vândalos que depredaram os prédios públicos da Praça dos Três Poderes. A policial chegou a ser jogada de uma altura de três metros da cúpula do Congresso Nacional no dia 8 de janeiro. “Eu caio, consigo retornar, mas fui puxada novamente ao passar do gradil. Estava me defendendo com meu escudo, neste momento, eles estavam me arrastando pelo escudo. Decidi soltar o escudo para me defender melhor, foi neste momento que levei um chute e fui jogada no chão”, relatou.

A cabo da PMDF narrou as agressões sofridas durante a atuação junto à tropa para retirar os invasores do Congresso Nacional. “No momento que cai no chão, percebi o golpe com barra de ferro na cabeça. O capacete é blindado, defende de disparos. Inclusive, quando eu estava no chão, sendo agredida com barra de ferro, socos e chutes, eles (invasores) tentaram retirar minha arma. Então, com um braço eu fazia a defesa do meu rosto, e com o outro eu fazia a contenção do meu armamento”, descreveu.

Ainda em seu depoimento à CPMI, a cabo da PMDF Marcela da Silva Morais Pinno afirmou que a manifestação do dia 8 de janeiro foi a mais agressiva que já atuou para conter. “Tenho experiências em outras atuações, em casos de reintegração de posse que costuma ser violenta, mas jamais naquela proporção”, detalhou.

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.