A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou o plano de outorga para a realização de uma nova licitação na BR-040 - no trecho que liga Belo Horizonte à cidade de Juiz de Fora, na Zona da Mata. O projeto segue, agora, para o Tribunal de Contas da União (TCU), que tem como missão avaliar o projeto e dar o aval para que o trecho de 232 km possa ser levado a leilão.
Inicialmente, a proposta era conceder à iniciativa privada a gestão da rodovia entre Belo Horizonte e o Rio de Janeiro, mas o Ministério dos Transportes optou - a pedido das bancadas federais dos dois estados - por dividir o trecho em dois. Dessa forma, está mais avançada a licitação do trecho entre a capital mineira e Juiz de Fora. Já a ligação, pela BR-040, da cidade da Zona da Mata à capital fluminense ainda está em fase de estudos pela ANTT, que avalia sugestões feitas pelo TCU
“O trecho entre Juiz de Fora/MG e Rio de Janeiro/RJ segue em análise na ANTT. A Agência trabalha na análise de sugestões que constam em Acórdão publicado pela Corte de Contas em maio deste ano. Posterior a essa fase, a documentação seguirá para análise e validação do Ministério dos Transportes, que definirá os prazos para publicação do edital”, informa a assessoria da agência, em nota.
Único representante mineiro na Esplanada dos Ministérios, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD) diz que a previsão é que o leilão para a concessão da BR-040 entre BH e Juiz de Fora ocorra “ainda este ano”.
O TCU avalia, ainda, a relicitação de um outro trecho da rodovia federal, entre Belo Horizonte e a cidade goiana de Cristalina. Conhecida como “Rota dos Cristais”, a estrada teve o plano de outorga aprovado pela ANTT no mês passado e foi encaminhado à Corte de Contas, para avaliação dos ministros.