Sete estados têm, nesta terça-feira (5), agentes da Polícia Federal (PF) destacados para cumprir mandados de busca e apreensão no âmbito da Operação Lesa Pátria. A corporação mira pessoas investigadas por financiar e fomentar os atos antidemocráticos de 8 de janeiro deste ano. Além
Em solo paulista, foram expedidos 12 mandados. No Paraná, são seis e, em Santa Catarina, três. Tanto no Tocantins quanto no Mato Grosso do Sul, os policiais federais cumprem dois mandados. O número é o mesmo do Ceará. A etapa desta terça-feira da Lesa Pátria tem, ao todo, 53 mandados.
Os investigados tiveram bens, valores e ativos bloqueados. A investigação da PF dá conta da possibilidade de prejuízo de cerca de R$ 40 milhões ao erário público por causa dos atos de 8 de janeiro.
Segundo a Polícia Federal, os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, além de destruição e deterioração de bem protegido.
Os atos antidemocráticos de 8 de janeiro culminaram na invasão de prédios dos Poderes da República, em Brasília (DF).Até esta terça-feira, a Operação Lesa Pátria acumula o cumprimento de 277 mandados de busca e apreensão. Setenta e oito mandados de prisão foram executados. O número de inquéritos instaurados é de 17.
Mandados da Lesa Pátria cumpridos nesta terça-feira (5)
Minas Gerais: 26
São Paulo: 12
Paraná: 6
Santa Catarina: 3
Ceará: 2
Mato Grosso do Sul: 2
Tocantins: 2