O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), afirmou, na manhã desta segunda-feira (4), que há um “clima de tranquilidade” para as comemorações do Dia da Independência.
Veja mais: Lula planeja pronunciamento em cadeia nacional para 7 de Setembro
Dino garantiu que as forças de segurança já estão trabalhando para evitar ataques durante as solenidades marcadas para a próxima quinta-feira (7), como os registrados em 8 de janeiro.
“Não há, até agora, nenhuma indicação objetiva de que o 7 de setembro seja marcado por algum tipo de ataque. Infelizmente, há, daqui e de lá, cards na internet, isso demanda um acompanhamento”, disse o ministro.
A declaração foi dada durante o evento de lançamento do Programa de Ação na Segurança (PAS) e o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2), em Vitória, no Espírito Santo.
O ministro também afirmou que as ameaças de protestos ou ataques ainda existentes são “algo residual”. Segundo Dino, o governo federal acredita que as comemorações irão transcorrer bem.
Na última semana, o Ministério da Justiça enviou um ofício ao governo do Distrito Federal (GDF) alertando sobre convocações para atos de manifestação na data.
O documento foi direcionado ao governador Ibaneis Rocha (MDB) e ao secretário de Segurança do DF, Sandro Avelar.
Como resposta, o governo local pediu apoio à Força Nacional para a cobertura da segurança do evento.
“A senhora governadora em exercício esteve conosco, a governadora Celine, e nos demandou um apoio da Força Nacional. A pedido do governo do Distrito Federal, nós estamos mobilizando no caso de Brasília, a Força Nacional, e há mobilização própria das forças armadas”, confirmou Flávio Dino.
A governadora em exercício do DF, Celina Leão (PP), também afirmou que a programação para o feriado de 7 de Setembro contará com mais policiais, inclusive, do que a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O governo planeja um efetivo recorde para proteger a Esplanada dos Ministérios.
* Sob supervisão de Julliana Lopes