Ouvindo...

Prefeitura de BH quer alugar imóveis para pessoas em situação de rua na capital

Chamamento público no dia 11 de setembro prevê que organizações indiquem imóveis em condição para receber famílias em situação de rua

Prefeitura de BH quer alugar imóveis para atender famílias em situação de rua

A prefeitura de Belo Horizonte pretende destinar imóveis da capital mineira para pessoas em situação de rua por meio de aluguéis sociais.

Um chamamento público será aberto no dia 11 de setembro para que organizações possam indicar prédios que tenham condições para receber este público.

A diretora de Trabalho Técnico Social da prefeitura, Ana Flávia Martins fala quais imóveis podem ser indicados.

“A ideia é que estes imóveis sejam de propriedade ou estejam alugados por organizações da sociedade civil que possam repassá-los para a Urbel, que vai verificar a condição destes imóveis e condições de segurança e habitabilidade, para que possam ser usados no locação para famílias em situação de rua”, explica Ana Flávia.

Segundo ela, após o recebimento de possíveis imóveis, e aprovação por vistoria da URBEL, a prefeitura deve começar a cadastrar famílias ou grupos que possam morar no espaço.

“A proposta da prefeitura é: encontrar famílias com trajetória na rua e identificar quais famílias podem residir nesses imóveis. Podemos também ter a moradia coletiva, mais de uma família habitando o mesmo imóvel, desde que seja confirmado o interesse delas em morar coletivamente e que o imóvel comporte mais de uma família”, diz a diretora da PBH.

Ela considera que o diferencial deste chamamento é a participação das Organizações Sociais, que têm profundo conhecimento deste público. Além disso, ressalta que sejam imóveis que tenham condições de serem residenciais.

A indicação de imóveis acontece no site da prefeitura, no site https://prefeitura.pbh.gov.br/, ou presencialmente na Urbel na na Avenida do Contorno, 6.664 – 1o andar, com agendamento prévio.

Jornalista graduado pela PUC Minas; atua como apresentador, repórter e produtor na Rádio Itatiaia em Belo Horizonte desde 2019; repórter setorista da Câmara Municipal de Belo Horizonte.