O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançou nesta sexta-feira (11) o
Para Minas Gerais, por exemplo, entre as 12 principais obras prometidas, mais da metade dependerá da iniciativa privada para começar a sair do papel.
Estão na lista as
Outra obra incluída no novo PAC é a concessão da BR-040, rodovia que liga BH ao Rio e a Brasília. O trecho também vive incertezas e está sendo alvo de uma disputa judicial entre a concessionária Via 040 e o governo federal. Desde 2017, a concessionária quer devolver o trecho para o setor público, mas o
A
Foco na iniciativa privada
Durante o lançamento do programa nesta sexta-feira (11), o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), destacou que a participação do setor privado será fundamental e disse que as equipes ministeriais estarão abertas para receber propostas das empresas interessadas nas obras do país.
“O novo PAC se diferencia dos outros, primeiro por articular o estado como ente que vai induzir e estimular a parceria público privada. Esse novo PAC se alicerça, todas suas ações e projetos, com as concessões ou PPPs, como obras prioritárias. Ao me dirigir aos empresários, quero dizer que se organizem, se planejem e apresentem sugestões para nossas equipes, não só da Casa Civil, mas de todos os ministérios”, afirmou o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT).
A demora na aprovação do novo arcabouço fiscal pela Câmara dos Deputados, que vai definir o espaço dos investimentos no orçamento da União nos próximos anos, também contribui paras as incertezas sobre a garantia dos recursos. O projeto que vai substituir o teto de gastos ainda depende de aprovação fina do Congresso. A expectativa é que o texto seja votado na próxima semana.
Do montante total previsto pelo governo federal no novo PAC (R$ 1,7 trilhão), R$ 612 bilhões devem partir do setor privado e R$ 371 bilhões do orçamento público da União. Outros R$ 362 bilhões serão de financiamentos e R$ 343 bilhões de estatais, tendo como carro chefe os projetos da Petrobras.
Para Minas Gerais, a promessa é que o montante investido seja de cerca de R$ 171 bilhões.
Veja a lista com as principais obras para Minas:
Concessão das rodovias BR-381/MG entre BH e Governador Valadares
Concessão Obras de ampliação e melhorias (trecho João Monlevade a Espirito Santo) da BR-262
Prevista a restauração do trecho e estudo de concessão Relicitação da BR-262/MG (trecho de Uberaba a Betim)
Concessão BR-040/495/MG/RJ - RIO - BH
Concessão BR-040/GO/MG - Rota dos Cristais
Concessão das BRs 251/MG e BR 116/MG
Concessão Projeto Hidroagrícola do Jequitaí
Pavimentação e implantação da BR-367 (Pavimentação dos trechos Salto da Divisa a Almenara e Virgem da Lapa a Berilo)
Adequação/Restauração e melhorias da BR-135 (Trecho Manga a Itacarambi)
Construção de 57,41 km Barragem Rio Gravatá
Empreendimento em estágio incipiente de desenvolvimento Pavimentação da BR-352 (Trechos não pavimentados de Patos de Minas a Goiânia) Empreendimento em estágio incipiente de desenvolvimento
Manutenção da concessão do metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte