Desde 2021, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem pelo menos seis aliados que já foram presos. Somente neste ano, quatro pessoas próximas ao círculo político foram para a prisão.
O último deles foi Silvinei Vasques, ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que foi preso pela Polícia Federal na quarta-feira (9).
Veja abaixo quem já foi preso desde 2021:
Daniel Silveira
O ex-deputado federal foi preso em 2021 por atacar membros do Supremo Tribunal Federal (STF). A Corte o condenou a mais de oito anos de prisão. Após isso, ele recebeu um perdão de Bolsonaro.
Por descumprir repetidas medidas cautelares, Silveira voltou a ser preso em fevereiro deste ano, após o término do seu mandato como deputado federal.
Roberto Jefferson
O também ex-parlamentar foi preso em outubro do ano passado, pouco antes do segundo turno da eleição, após atirar contra policiais federais que cumpriam mandados de busca e apreensão em sua casa, no interior do Rio de Janeiro.
Jefferson chegou a sair da prisão por questões médicas meses atrás, e a defesa pede que ele permaneça preso em um hospital penitenciário.
Anderson Torres
O ex-ministro da Justiça foi preso logo após retornar dos Estados Unidos dias após os atos criminosos de 8 de janeiro.
Torres deixou a detenção em maio deste ano, para cumprir prisão domiciliar mediante o uso de tornozeleira eletrônica. Ele deve se apresentar semanalmente à polícia.
Mauro Cid
O ex-ajudante de ordens de Bolsonaro é investigado em uma série de crimes, desde o envolvimento no caso das joias sauditas até a suposta fraude no cartão de vacinação do ex-presidente, investigação que o levou à prisão em maio deste ano.
Ailton Barros
O ex-major do Exército apareceu em investigação da Polícia Federal tramando um golpe de Estado com Mauro Cid. Ele também foi preso na operação que apurava a fraude no cartão de vacinação de Bolsonaro.
Silvinei Vasques
(Publicado por Douglas Porto)