Ouvindo...

Prefeito de BH empossa advogado Castellar Neto como secretário de Governo

Após crise entre vereadores e Josué Valadão, Fuad Noman (PSD) escolheu advogado criminalista para liderar articulação política junto a vereadores

Castellar Neto já pode dar expediente na Prefeitura de BH

O advogado Castellar Guimarães Neto tomou posse, nesta quarta-feira (9), como novo secretário Municipal de Governo de Belo Horizonte. Ele foi oficializado no cargo durante solenidade liderada pelo prefeito Fuad Noman, do PSD. Castellar terá a missão de encabeçar as articulações políticas com os vereadores da cidade e substitui Josué Valadão, que deixou o posto na segunda (7), em meio a uma crise com parte dos integrantes da Câmara Municipal.

Castellar Neto é próximo do ex-deputado federal Marcelo Aro (PP). Hoje secretário de Estado de Casa Civil do governador mineiro Romeu Zema (Novo), Aro tem influência sobre parte dos vereadores belo-horizontinos — que passaram a se denominar como integrantes de um bloco informal chamado “Família Aro”. O político do PP é um dos principais aliados de Fuad e, recentemente, indicou quatro secretários municipais ao prefeito.

“Disse ao prefeito Fuad Noman que o meu principal intuito é dar governabilidade e paz para que ele possa continuar exercendo o ótimo trabalho que vem sendo exercido ao longo dos últimos anos”, afirmou Castellar.

Josué Valadão, o antecessor, vai continuar atuando na prefeitura. Ele foi remanejado para o gabinete de Fuad e, lá, exercerá função ligada às regionais do poder Executivo.

“Para nós é uma alegria muito grande ter no nosso quadro um profissional da qualidade do Dr. Castellar. O nosso governo tem agora um nome que, com certeza, dá uma grande mudança no rumo político deste governo”, assinalou Fuad.

Novo secretário comemora aceno da Câmara

Desde meados de julho, em meio a queixas de parte dos vereadores, que alegam sofrer de desprestígio ante o núcleo de articulação política do prefeito, não aconteciam análises formais em plenário. Nessa terça-feira (8), porém, o presidente da Casa, Gabriel Azevedo (sem partido), colocou em votação o veto de Fuad ao projeto que proíbe o uso da linguagem neutra nas escolas belo-horizontinas.

Ao tomar posse, Castellar comemorou a desobstrução parcial da pauta do Legislativo.

“Acho que é um pequeno ajuste que precisa ser feito. Ontem, nós já tivemos um aceno positivo vindo da Câmara com o retorno das votações. Então, passo a passo, dia a dia, eu tenho certeza que é de interesse de todos que a cidade volte a funcionar de uma forma plena e é pra isso que nós vamos trabalhar muito”, projetou.

Ex-presidente da Federação Mineira de Futebol (FMF), Castellar é o primeiro suplente do senador Carlos Viana (Podemos-MG). Eles foram eleitos em 2018, quando ambos pertenciam ao extinto Partido Humanista da Solidariedade (PHS), que era controlado por Marcelo Aro em Minas.

Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.