Ouvindo...

‘Casa da Família Aro’: deputada homenageia secretário de Zema com placa em gabinete

Nely Aquino, do Podemos, fez questão de reiterar alinhamento a Marcelo Aro, articulador político do governador mineiro e ex-deputado

Nely Aquino mostra a homenagem a Aro em seu gabinete

A deputada federal Nely Aquino (Podemos-MG) resolveu utilizar uma das paredes de seu gabinete em Belo Horizonte para reafirmar a aliança política com o secretário de Estado de Casa Civil de Minas Gerais, Marcelo Aro (PP). Acima da logomarca de seu mandato parlamentar, Nely instalou uma placa com os dizeres “Casa da Família Aro”.

Nos bastidores da política mineira, a expressão “Família Aro” ganhou corpo no fim do ano passado. O termo é uma referência a parlamentares e outros agentes políticos do grupo de Marcelo Aro. Ele detém influência sobre vereadores de Belo Horizonte e deputados estaduais. Já em Brasília (DF), sua “herdeira” é, justamente, Nely.

À Itatiaia, Nely, que presidiu a Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) até o fim do ano passado, lembrou a aliança entre Aro e vereadores da capital.

“Acredito que a denominação de “família” começou pela imprensa, muito em razão da vereadora Professora Marli (PP), que é mãe do Marcelo, e da nossa lealdade e coerência enquanto grupo político, assim como agem as famílias. Participei do grupo como vereadora e continuo firme como deputada federal”, disse, ao justificar a homenagem.

A influência de Aro não se restringe a mandatários. Tido como um dos principais articuladores políticos do governador Romeu Zema (Novo), ele tem bom trânsito junto a direções de partidos que não o PP, como Agir e Podemos.

Além da mãe, Marcelo Aro também tem o pai na vida pública. Correligionário do filho, Zé Guilherme exerce mandato de deputado estadual desde 2019.

Fuad em BH; Zema, no estado

Em abril deste ano, os vereadores ligados a Aro acertaram o embarque formal na base aliada ao prefeito de BH, Fuad Noman (PSD). O movimento foi fundamental para ampliar a bancada governista no Legislativo municipal.

A participação do grupo de Aro na gestão de Fuad é vista, também, nas secretarias municipais. Ele conseguiu emplacar aliados em pastas importantes, como a de Meio Ambiente, que passou a ser chefiada pelo ex-deputado Zé Reis, do Podemos.

Reis, aliás, comentou a publicação de Nely com emojis de aplausos e duas palavras: “nota mil”.

Lucas Ragazzi é jornalista investigativo com foco em política. É colunista da Rádio Itatiaia. Integrou o Núcleo de Jornalismo Investigativo da TV Globo e tem passagem pelo jornal O Tempo, onde cobriu o Congresso Nacional e comandou a coluna Minas na Esplanada, direto de Brasília. É autor do livro-reportagem “Brumadinho: a engenharia de um crime”.
Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.