O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), anunciou na noite desta segunda-feira (7) uma troca na Secretaria de Governo: o ex-presidente da Federação Mineira de Futebol e atual diretor-executivo da entidade, Castellar Neto, assume o cargo no lugar de Josué Valadão, que passará a atuar como consultor técnico junto ao gabinete do prefeito.
Castellar Neto é próximo do ex-deputado federal e atual secretário de Casa Civil de Minas Gerais, Marcelo Aro (PP), que detém influência sobre um grupo de vereadores na Câmara Municipal. Nos últimos meses, Aro e Fuad fecharam um acordo: os vereadores do grupo dele passaram a apoiar o prefeito, enquanto o ex-deputado fez uma série de indicações para o primeiro escalão da prefeitura, como o secretário de Meio Ambiente, Zé Reis, o secretário de Educação, Charles Diniz, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Motta.
Nos últimos meses, Valadão tem sido alvo de críticas do presidente da Câmara Municipal, Gabriel Azevedo (sem partido) e de vereadores da oposição. Em uma audiência pública na semana passada para discutir a destinação da área do Aeroporto Carlos Prates, Gabriel fez uma série de acusações ao agora ex-secretário. “O senhor se escondeu na sala do vereador Léo Burguês para interferir na eleição desta Casa. O senhor acha que manda na Câmara de Belo Horizonte”, disparou o vereador.
Na ocasião, o secretário se retirou da sala e a reunião foi encerrada. Ele lamentou o tom agressivo de Gabriel e afirmou que o parlamentar parecia estar desequilibrado. “Muito esquisito né, uma reunião que estava sendo muito importante, estávamos explicando em que pé está o projeto. Mas temos hoje uma agressividade e uma violência política por parte do presidente da Câmara que é incompreensível. Parece que ele não está bem equilibrado”, disse Josué Valadão.
Valadão também foi um dos principais alvos da CPI da Lagoa da Pampulha. O relator Braulio Lara (Novo) chegou a pedir o indiciamento do secretário de Governo, mas o relatório foi rejeitado e a CPI terminou em “pizza”.
Nota da PBH:
“A Prefeitura de Belo Horizonte informa que Josué Valadão assume, a partir de amanhã, novas funções como Consultor Técnico junto ao Gabinete do prefeito Fuad Noman. Em seu lugar será nomeado como secretário de Governo, Castellar Modesto Guimarães Neto, advogado, 40 anos, casado, pai de 2 filhos, especialista em Ciências Penais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e mestre em Direito Penal, pela Universidade Sorbonne, Paris, onde obteve o título com menção honrosa, e é primeiro suplente de Senador da República por Minas Gerais.”