Ouvindo...

‘Há uma rede de crimes vinculados à questão ambiental’, diz presidente da Embratur

O Presidente da Embratur, ex-deputado Marcelo Freixo, defende que seja criada uma ‘rede de possibilidades de emprego e renda’ para retirar as pessoas de atividades que degradam a floresta Amazônica.

Presidente da Embratur, Marcelo Freixo, debateu alternativas de emprego e renda para moradores da região Amazônica

O presidente da Embratur, ex-deputado Marcelo Freixo (PSB), afirmou que a região Amazônica sofre com uma rede de crimes vinculados à questão ambiental no país e que a geração de empregos ligados ao turismo pode ser uma opção para solucionar o problema.

“O turismo é uma atividade fundamental para emprego e renda, e de um modelo de desenvolvimento que é exigido no século 21. Não podemos atribuir toda a responsabilidade do combate ao crime ambiental à Polícia Federal. Não é possível suportar tanta demanda. Há uma rede de crimes vinculados à questão ambiental, nós precisamos criar uma rede de possibilidades que gere alternativas, emprego e renda. E o turismo é uma possibilidade”, afirmou Freixo.

Segundo ele, uma “rede de possibilidades de emprego e renda” pode evitar que as pessoas se sintam atraídas para voltar para atividades que degradam a floresta Amazônica. “Uma família que deixa o garimpo ilegal, por exemplo, precisa de alternativas, ou vai voltar e procurar outra área de garimpo ilegal”, disse.

Freixo participou neste sábado (5) do 2° dia do evento Diálogos Amazônicos, considerado uma preparação para a Cúpula da Amazônia que erá realizada na semana que vem, em Belém, no Pará.

Correspondente da Rádio Itatiaia em São Paulo. Ingressou na emissora em 2023. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. Na Band, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na Band News FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do Band News TV. Em 2023, foi reconhecido como um dos 30 jornalistas mais premiados do Brasil.