A Secretaria Estadual de Combate ao Racismo do PT de Minas Gerais apresentou três pré-candidatos a prefeituras da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O setorial defende a presença da deputada estadual Macaé Evaristo na disputa em BH, além da também deputada estadual Andréia de Jesus como postulante ao poder Executivo de Ribeirão das Neves. Para Esmeraldas, o grupo sugeriu Mateus Góis, que atua no partido na cidade.
Os nomes foram apresentados nessa quinta-feira (3), durante o seminário “A Cidade que o Povo Negro Quer”, em um hotel localizado em BH. Para que se tornem oficiais, contudo, as pré-candidaturas precisam ser aprovadas pelos dirigentes petistas nos respectivos municípios.
Como já mostrou a Itatiaia, o debate no PT a respeito das táticas eleitorais em cidades como BH ainda é incipiente. Setores da agremiação defendem o lançamento de uma candidatura própria e, além de Macaé Evaristo, os deputados federais Rogério Correia e Reginaldo Lopes também são aventados, assim como a deputada estadual Beatriz Cerqueira. Uma eventual aliança ao prefeito Fuad Noman (PSD), porém, não está descartada.
O evento em BH foi o primeiro de uma série de conferências que a Secretaria Nacional de Combate ao Racismo do PT pretende fazer país afora. O objetivo é debater reivindicações do povo negro que as candidaturas petistas devem encampar na eleição do ano que vem. Por isso, têm sido analisadas questões como avanços e retrocessos nas políticas públicas de combate ao racismo e de promoção da igualdade racial.
Segundo Macaé Evaristo, o partido quer fortalecer candidaturas negras rumo a 2024.
“Foi muito potente ver a força das pré-candidaturas de mulheres negras, que estavam presentes em peso”, disse.
O secretário Nacional de Combate ao Racismo do PT, Martvs das Chagas, também participou da conferência. Secretário de Planejamento da Prefeitura de Juiz de Fora, na Zona da Mata Mineira, ele participou do gabinete de transição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Martvs deu contribuições ao grupo técnico de Igualdade Racial e chegou a ser cotado para a equipe ministerial.