Ouvindo...

Sabino toma posse no Ministério do Turismo e anuncia programa ‘Conheça o Brasil’

Celso Sabino defendeu programa para oferecer descontos em viagens e hospedagens para trabalhadores de baixa renda

Ministro do Turismo, Celso Sabino, anunciou intenção de lançar programa para incentivar turismo

O ministro do Turismo, Celso Sabino, anunciou nesta quinta-feira (3) que o governo pretende lançar o programa ‘Conheça O Brasil’, que tem o objetivo de fomentar o turismo interno. A medida irá oferecer descontos em viagens e hospedagens para trabalhadores de baixa renda e idosos.

”Muitos brasileiros ainda não conhecem o próprio país. É um programa de estímulo a viagens, que por meio de parcerias com a iniciativa privada, oferecerá descontos para pessoas da melhor idade e trabalhadores de baixa renda”, destacou o ministro, durante cerimônia de posse do Palácio do Planalto.

A ideia do ministro é apresentar o programa ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no mês que vem. “Estamos construindo um plano nacional de desenvolvimento do turismo, com plano, ações e tarefas, que serão apresentadas ao presidente Lula no mês que vem”, revelou.

Celso Sabino revelou que mantém diálogo com o ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, para reduzir o preço das passagens aéreas no país e oferecer hospedagens com preços acessíveis.

Dados do governo federal apontam que o seto do Turismo faturou R$ 730 bilhões no ano passado em todo o país. Na avaliação do ministro, apesar de expressivo, os números estão aquém do potencial turístico brasileiro.

“Para se ter uma ideia, no Brasil alcançou a marca histórica de 6,3 milhões de visitantes estrangeiros antes da Pandemia, em 2019. É praticamente o mesmo número de turistas internacionais que estiveram somente na Torre Eiffel”, destacou.

Sabino citou, ainda, que a Argentina recebeu mais de 7 milhões de turistas, enquanto os Estados Unidos alcançaram a marca de 50 milhões e a Espanha os 71 milhões. Ainda segundo o ministro, para este ano, o Conselho Mundial de Viagens e Turismo projeta movimentação de R$ 9,5 trilhões de dólares em todo o mundo.

Na cerimônia de posse, foi assinado o ato de criação do Conselho Nacional do Turismo, que vai contar com 93 conselheiros. A primeira reunião do grupo ocorrerá no dia 19 deste mês.

A solenidade contou com as presenças de diversas lideranças políticas, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, que sentaram próximos durante a solenidade.

Depois, subiram para uma reunião no Palácio do Planalto, que deve tratar da votação de pautas importantes do governo no Congresso Nacional, incluindo o novo Marco Fiscal, que será votado ainda este mês pela Câmara dos Deputados.

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.