Ouvindo...

Lula nomeia substituto para reitor de federal mineira que apoiou atos antidemocráticos

Janir Alves Soares vai deixar o cargo na UFVJM ainda neste mês; novo dirigente tem o aval da comunidade acadêmica

Janir Soares

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, nomeou o professor Heron Laiber Bonadiman para o posto de reitor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). O mandato dele vai começar no dia 11 deste mês. A troca no comando da instituição consta na edição desta quinta-feira (3) do Diário Oficial da União (DOU).

Bonadiman vai substituir o professor Janir Alves Soares, que em janeiro deste ano fez publicações em defesa dos atos antidemocráticos que culminaram na invasão de prédios dos três Poderes da República em Brasília (DF). Ele foi conduzido ao cargo em 2019, pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL).

O novo reitor foi o mais votado da lista tríplice apresentada à comunidade acadêmica da UFVJM. Ele obteve 44,76% dos votos. A chapa liderada por Janir, por sua vez, ficou com 2,75% e amargou a quarta colocação. Quatro anos atrás, ele também não foi o mais votado da lista tríplice. Mesmo assim, recebeu o aval de Bolsonaro.

A opinião dos alunos e professores foi encaminhada ao Ministério da Educação (MEC), que seguiu o resultado da votação

Pressões no início do ano

Instantes após o início das depredações na capital federal, Janir Soares chegou a publicar, no Instagram, um vídeo em que dizia que a tomada do Congresso Nacional ocorreu de “maneira pacífica”. Depois, chegou a atribuir os atos de vandalismo a “infiltrados”.

À época, o Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu um pedido de afastamento do reitor. Deputados do PT mineiro chegaram a acionar Lula em prol da saída de Janir.

O mandato de Heron Bonadiman vai durar quatro anos. A UFVJM possui instalações em quatro cidades: Diamantina, Janaúba, Unaí e Teófilo Otoni.

Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.