O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, nomeou o professor Heron Laiber Bonadiman para o posto de reitor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). O mandato dele vai começar no dia 11 deste mês. A troca no comando da instituição consta na edição desta quinta-feira (3) do Diário Oficial da União (DOU).
Bonadiman vai substituir o professor Janir Alves Soares, que em janeiro deste ano fez publicações em defesa dos
O novo reitor foi o mais votado da lista tríplice apresentada à comunidade acadêmica da UFVJM. Ele obteve 44,76% dos votos. A chapa liderada por Janir, por sua vez,
A opinião dos alunos e professores foi encaminhada ao Ministério da Educação (MEC), que seguiu o resultado da votação
Pressões no início do ano
Instantes após o início das depredações na capital federal, Janir Soares chegou a publicar, no Instagram, um vídeo em que dizia que a tomada do Congresso Nacional ocorreu de “maneira pacífica”. Depois, chegou a atribuir os atos de vandalismo a “infiltrados”.
À época, o Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu um pedido de afastamento do reitor. Deputados do PT mineiro chegaram a acionar Lula em prol da saída de Janir.
O mandato de Heron Bonadiman vai durar quatro anos. A UFVJM possui instalações em quatro cidades: Diamantina, Janaúba, Unaí e Teófilo Otoni.