Incluída na lista enviada ao governo federal com demandas de Minas Gerais para o novo PAC, a pavimentação da BR-367 é cobrada por moradores e motoristas do Vale do Jequitinhonha há mais de duas décadas.
O trecho entre Salto da Divisa e Jacinto, que atravessa uma das regiões mais pobres do estado, tem mais de 60 quilômetros em terra batida. A obra é apontada como um entrave para o desenvolvimento dos vales do Jequitinhonha e do Mucuri.
Veja mais:
Obra da 367, cobrada por Nikolas e Cleitinho, já foi prometida por Lula, Dilma e Bolsonaro
PAC 3: valor destinado às obras em Minas ainda não foi definido pelo governo federal
A pavimentação da rodovia federal foi incluída em uma lista elaborada pelo governo de Romeu Zema (Novo) e enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com as prioridades de infraestrutura para o estado.
Parlamentares mineiros cobram a inclusão da obra no PAC, mas o ministério da Casa Civil, no entanto, não confirma que ela será contemplada com os recursos do programa.
O presidente Lula chegou a anunciar que lançaria o novo programa de investimentos em obras de infraestrutura em março, mas depois adiou para abril, e novamente atrasou o lançamento para julho. Na semana passado, o governo marcou para o dia 11 de agosto o anúncio de quais obras serão contempladas pelo PAC.
‘Divisor de águas’
Para Paulo Soares, do município de Berilo, no Vale do Jequitinhonha, a chegada do asfalto na BR-367 seria um “divisor de águas” para a região. “Essa obra pode ser um divisor de águas para a região. Hoje, as ambulâncias não conseguem passar, os caminhões ficam travados, essa estrada de terra atrapalha muito o desenvolvimento do Vale”, diz Paulo.
“Sou nascido e criado em Berilo, vejo o sofrimento de todo mundo que sai de Berilo para Virgem da Lapa. Na época de chuva, é um lamaçal terrível, e na época de seca, uma poeira impressionante. Meu pai morreu com 80 anos e o sonho dele era ver essa rodovia pavimentada, ele cansou de ver o pessoal vir medir, estudar e nada da obra. No máximo jogavam uma água e um cascalho”, conta Paulo Soares.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou à reportagem da Itatiaia que há previsão de investimentos na estrada este ano e que a pavimentação da obra deve ser concluída até o final de 2026.
A inclusão no PAC como uma das obras prioritárias do governo, é considerada fundamental pelos moradores para evitar que os repasses de recursos voltem a sofrer atrasos e cancelamentos.
O empresário mineiro Theo Soares, que mora hoje em São Paulo, passa frequentemente pela região e lamenta o estado da BR-367. “A rodovia está em estado lastimável. O governo Bolsonaro asfaltou uma parte da estrada, de Minas Nova até Chapada, mas o asfalto já está se deteriorando, até na parte asfaltada, temos muitos trechos que é preciso passar em uma única faixa. Em outros lugares, jogaram terra na estrada e ela vira um atoleiro em época de chuva”, conta Theo.
Promessas antigas
A pavimentação da BR-367 entrou de forma oficial nos planos do governo federal no final do segundo mandato do governo Lula, quando o petista prometeu a obra durante visita ao Vale do Jequitinhonha.
Em 2010, a obra já havia sido incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e foi citada por lideranças petistas como obra prioritária. Nem mesmo o projeto executivo da obra saiu do papel e a obra acabou sendo retirada do orçamento.
Durante o governo da presidente Dilma Rousseff (PT), a obra foi apontada como prioritária nos palanques políticos e a petista prometeu acelerar os trabalhos pela pavimentação da rodovia que liga o Vale do Jequitinhonha ao sul da Bahia.
“O DNIT nos informou que foi feito um convênio com o DER do estado e que o governo federal vai fazer essa pavimentação”, anunciou Dilma. Novamente a promessa não saiu do palanque eleitoral.
Em 2015, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) anunciou a assinatura de um termo de compromisso para a pavimentação e o governo Dilma garantiu que os recursos estavam assegurados. O ano encerrou sem nenhuma verba gasta na estrada.
A tão aguardada pavimentação da BR-367 voltou a ser uma promessa do Palácio do Planalto, desta vez com o presidente Jair Bolsonaro (PL). Em 2020 o governo federal chegou a assinar a ordem de serviço para o asfaltamento da estrada.
Em junho de 2020, Bolsonaro participou ao lado do então ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas e de vários deputados da bancada mineira da cerimônia de lançamento da pedra fundamental para a pavimentação de um trecho de 61,6 quilômetros da BR-367, entre Salto da Divisa e Jacinto.
“Essa obra chega em boa hora, há muito ela foi prometida e, lamentavelmente, a obra não chegou aqui. E agora vai chegar em nosso governo. Importante concluir obras e fazer aquelas que podemos concluir ao longo do nosso mandato, não deixar para depois”, disse Bolsonaro.
História da BR-367
A rodovia 367 foi idealizada por Juscelino Kubitschek ainda na década de 1940, antes mesmo do político mineiro se tornar governador e presidente. JK sonhava com uma estrada que ligasse sua cidade natal, Diamantina, com o sul da Bahia e com outras cidades das regiões dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.
Eleito presidente em 1956, JK deu início à construção da rodovia que atravessava o Vale do Jequitinhonha, mas sem o asfaltamento.
A rodovia é considerada essencial para fomentar o turismo e permitir o escoamento da produção agropecuária e de madeira de eucalipto existentes no Vale do Jequitinhonha para o sul da Bahia. Atenderá, ainda, à demanda de transporte de granito, que abastece o mercado nacional e até o internacional, sendo exportado por portos localizados no litoral baiano.
Linha do Tempo
Década de 1950 - idealizada por Juscelino Kubitschek, a BR-367 é criada e anunciada como a rodovia que vai levar desenvolvimento para o Vale do Jequitinhonha.
2010 - Em visita ao Vale, Lula promete que a pavimentação da BR-367 será prioridade de sua gestão.
2011 - Pavimentação da BR-367 é incluída no PAC.
2015 - DNIT assina termo de compromisso para a pavimentação da rodovia, citada como prioridade pelo governo Dilma.
2020 - Em junho, governo Bolsonaro assina ordem de serviço para a obra de pavimentação da 367. Em dezembro, Bolsonaro e aliados visitam a região e inauguram pedra fundamental para a obra.
2022- Após cortes orçamentários e adiamentos, Exército começa ações para a pavimentação da BR-367.
2023 - Obra pode entrar novamente no PAC, programa relançado pelo governo Lula